quarta-feira, 23 de julho de 2014

Lugares de maior importancia

Turismo ecológico]


Praia de Naufragados, em Florianópolis
O Parque Nacional do Iguaçu, onde se localizam as Cataratas do Iguaçu, atrai turistas do mundo inteiro. Está localizado no extremo-oeste do estado do Paraná. Sua área total é de 185.262,2 hectares e em 1986 recebeu o título, concedido pelaUNESCO, de Patrimônio Mundial.

Praias

Durante os dias quentes de verão, as praias de Santa Catarina são procuradas e frequentadas por turistas de todo o Brasile de outros países estrangeiros (sobretudo da Argentina e do Uruguai). Florianópolis é uma das cidades mais procuradas. Toda a região apresenta boa infra-estrutura para receber os turistas, com destaque para as praias de Balneário Camboriú,Canasvieiras, Barra Velha, etc.
As praias do Rio Grande do Sul também são procuradas pelos turistas locais, com destaque para a Praia de Torres.

Turismo histórico

São pode as cataratas de niatas as Ruínas Jesuítico-Guarani de São Miguel Arcanjo, em São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul. Fundada em 1632 pelos jesuítas da Companhia de Jesus, congregou milhares de indígenas guaranis que foram catequizados. Hoje em dia, após quase 400 anos de sua fundação, as ruínas podem ser visitadas pelos turistas.

Turismo de inverno

A região Sul é a única região brasileira a apresentar clima temperado e possuir estações bem definidas. O turismo de inverno é um grande atrativo na região. A serra Catarinense apresenta as temperaturas mais baixas, com uma média anual de 13°C e podendo alcançar 10° Celsius negativos, não sendo raro a ocorrência de neve, sobretudo em São Joaquim.
As serras gaúchas também apresentam temperaturas abaixo de 0°C e possuem ótima infra-estrutura em cidades como Gramado eCanela. Em Cambará do Sul (RS), localiza-se o Parque Nacional de Aparados da Serra, onde fica o cânion do Itaimbezinhense.

Colônias europeias

O Sul do Brasil foi fortemente marcado pela imigração europeia do século XIX, principalmente oriunda da Alemanha e Itália. Os imigrantes fundaram colônias que se tornaram grandes cidades, como Caxias do Sul, São Leopoldo, Joinville ou Blumenau. Porém, grandes partes dessas colônias continuaram pequenas e essencialmente agrícolas, onde os descendentes dos imigrantes preservam os costumes dos antepassados.
Os alemães colonizaram todo o vale do rio dos Sinos (RS), o Vale do Itajaí e o norte catarinense (SC) e a região de Ponta Grossa e municípios próximos (PR). Cidades comoTeutônia, Novo Hamburgo, Schroeder e Jaraguá do Sul são fortemente marcadas pela presença dos colonos alemães, seja na arquitetura, no sotaque das pessoas e noOktoberfest. A  cidade mais alemã do Brasil é Pomerode, sendo 92% da população descendente de alemães.
Os italianos colonizaram principalmente o nordeste gaúcho, o sul catarinense e a região metropolitana de Curitiba. Cidades como Garibaldi, Bento Gonçalves, Nova Roma do Sul, Nova Trento e Farroupilha preservam os costumes dos antepassados italianos, principalmente na culinária, na música e nas festas.
A colonização eslava é presente, sobretudo no Paraná, na região de Curitiba (colonizada por poloneses) e em cidades como Prudentópolis (colonizada por ucranianos).
 

                                                     Milaine de Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário