terça-feira, 8 de julho de 2014

História

 

Região Sul

A Região Sul do Brasil possui uma área de 576.774.310 km², o que corresponde a 6,76% do território nacional. É a menor das regiões brasileiras. É a única das regiões que está fora da Zona Intertropical. Faz fronteira com o Uruguai, Argentina e Paraguai.
Seu povoamento foi marcado pela presença de imigrantes europeus, entre eles, italianos, alemães, poloneses e ucranianos, que deixaram marcas de suas culturas, notadamente na arquitetura, na culinária e nas danças da região.
Os 3 estados da Região Sul e suas capitais capitais são:

·                     Paraná (Curitiba)
·                     Santa Catarina (Florianópolis)
·                     Rio Grande do Sul (Porto Alegre)
A indústria do vinho é hoje uma importante fonte de renda para a região.
Gramado e Canela, na Serra Gaúcha, com baixas temperaturas, são grandes centros turísticos.
A Região Sul concentra uma área industrial importante, que se estende de Curitiba até Blumenau em Santa Catarina e outra área que se prolonga de Porto Alegre, para o norte, tendo como centro a cidade de Caxias do Sul.
O estado de Santa Catarina é o maior produtor nacional de ostras e mexilhões cultivados em grandes parque  aquícolas.
A Catarata do Iguaçu, formada pelo rio do mesmo nome, com 275 quedas d'água, localizada no Parque Nacional do Iguaçu, no estado do Paraná, é considerada Patrimônio Natural da Humanidade.
A Ferrovia Curitiba - Paranaguá, localizada na Serra do Mar, construída em 1808, numa área de Mata Atlântica, é um dos mais importantes  percursos turísticos da região.
Até meados do século XVIII, povoavam o território da atual Região Sul, os portugueses e os luso brasileiros. Foi por volta de 1750, com as Missões Jesuítas que começara a se formar as cidades de São Borja, Santo Ângelo, São Miguel das Missões e São Nicolau, São Luís do Gonzaga, entre outras...
A necessidade de abastecimento de couro e carne para a região das Minas Gerais, incentivou o deslocamento de paulistas em busca do gado selvagem que vivia solto nosestados do sul.
No início do século XIX as áreas campestres da atual Região Sul, estavam ocupadas por criadores de gado, migrantes de origem paulista e imigrantes açorianos, (das ilhas de Açores à oeste de Portugal), atraídos pela concessão de terras, entraram nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
 
 
 

 

Mailiny Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário